Aprendendo e ensinando sempre!

Aprendendo e ensinando sempre!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O el niño está oficialmente de volta!

A mancha amarelada indica água quente na superfície do Pacífico (Fonte: Noaa - 2015)

Sim, ele voltou! O el niño surge agora em 2015 e foi confirmado pelas principais agências de análises climáticas do mundo, já que 2010 foi o último ciclo observado. Seus efeitos vão mudar o noticiário do Brasil nos próximos meses, principalmente com a forte intensidade medida neste início de ciclo.
Então, o que é o el niño?
É uma redução da velocidade dos ventos alísios sobre o Oceano Pacífico central (de leste para oeste) que faz a água quente da superfície oceânica predominar. Assim altera-se toda a circulação da água na região e, por consequência, a distribuição das chuvas e da temperatura durante o fenômeno. No Brasil, onde observamos secas históricas e frio congelante nas regiões sul e sudeste, veremos uma mudança radical com aumento nas temperaturas e chuvas nessas regiões, em especial no sul. No nordeste a seca vai se agravar, piorando a qualidade de vida das populações sertanejas.

(Fonte: INPE)
Enquanto vemos seca, racionamento e falta de água nos reservatórios sendo discutidos sem ações reais do poder público, esquecemos de cobrar outras obras preventivas contra enchentes e deslizamentos em áreas de risco como se nunca tivesse acontecido. Isso quer dizer que esquecemos ou lembramos de acordo com o momento e nada se faz, como um cão correndo inutilmente atrás do próprio rabo.

Fonte: O El Niño e Você - o fenômeno climático - Gilvan Sampaio de Oliveira 
Editora Transtec - São José dos Campos (SP), março de 2001.

sábado, 22 de agosto de 2015

Jogos Geográficos - Identificar Países


Olá!

Hoje vou apresentar a vocês dois sites com joguinhos em flash player cujos temas são a identificação de países no mapa. Pois é, acabaram-se seus problemas colega...
Chega de ficar carregando mapa pra lá, tirando cópia de mapa mudo pra cá, corrigir uma folha e cada lugar pra ver se o aluno acertou o nome do país e outras perturbações para nós e os alunos achando isso uma decoreba chata.
Caso não tenha internet ou sala de informática com acesso à rede em sua unidade, indique os endereços e deixe a molecada disputar quem faz mais pontos pelo celular ou em casa. Crie tambem mini torneios, enfim, use a ferramenta e a imaginação.
O primeiro que indico é só sobre o continente africano: http://youdontknowafrica.com/



Apesar do conteúdo ser todo em inglês (peça ajuda ao colega da área e faça um trabalho interdisciplinar), os gráficos são bonitos pois o mapa usado é retirado de imagens de satélite. Tem modo fácil (20 países) ou difícil (incríveis 47 países!).
O segundo é mais completo, pois tem todos os continentes: http://www.jogos-geograficos.com/


Todo em português (de Portugal, mas nada complicado de usar), tem opções para achar cidades e estados do Brasil, Portugal e continente europeu. Já na opção mundo identifique bandeiras, cidades e países dos demais continentes. Há opção do modo normal (mais difícil) ou júnior (mais fácil) de acordo com a idade ou ano de escolaridade.
Ensinar e aprender não precisa ser chato, bons estudos!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pé na África - Origem do Projeto

Vista aérea da Escola Nilo Batista
Bom dia!
Hoje vamos conhecer um pouco do meu trabalho como educador na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, que completou 20 anos de existência em maio deste ano de 2015. Estou nela desde o ano de 2006 e desde que cheguei fiquei curioso com os alunos diferentes que lidava em outros locais onde já havia trabalhado. Foi quando descobri que a escola era quilombola, reconhecida pelo MEC justamente naquele mesmo ano...
Não podia ser melhor, pois em 2005 concluí a pós graduação latu sensu justamente em História da África, rapidamente pedi autorização à direção para criar um projeto sobre o assunto. Observei, pesquisei, perguntei muito e cheguei, com a ajuda dos colegas de profissão, óbvio, ao projeto Pé na África no ano de 2007.

Os principais objetivos deste projeto são: melhorar autoestima dos estudantes, combater o racismo, valorizar a história e cultura negra locais, aproximar a comunidade da escola e aplicar as leis 10.639/03 e 11.645/08. Ele acontece todos os anos e sempre conta com participação de toda a comunidade escolar.
Em 2015 o tema do projeto será "Eu nasci há 400 anos atrás" em homenagem aos 400 anos da fundação da cidade de Cabo Frio, contando sua história e belezas do ponto de vista dos moradores do 2º distrito do município - Tamoios - onde se localiza a unidade escolar. Pela importância do tema, o projeto será feito em conjunto com a Feira Literária da escola. Claro que o nome do nosso projeto foi tirado da música cantada por Raul Seixas "Eu nasci há dez mil anos atrás", esperando sucesso semelhante.
Desde já convido a todos a participar. Estamos nos preparativos e a culminância acontecerá no mês de outubro em data a ser confirmada. Fiquem de olho, pois assim que a informação existir, publicaremos. Até lá, assista o vídeo abaixo publicado no youtube que explica mais um pouco sobre a escola e sua identidade quilombola produzido pelas professoras Rosa Maria e Marcelle Ide como multiplicadoras tecnológicas e seus alunos em 2010.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bem Vindos!

Olá a todos!

Este é um blog onde todos podem pesquisar e se informar não só sobre Geografia, mas tambem em qualquer área das ciências humanas e da natureza. Espero que gostem e que participem das publicações para enriquecer o espaço. Podem comentar e compartilhar tudo, desde que citem a fonte devidamente.