Aprendendo e ensinando sempre!

Aprendendo e ensinando sempre!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O el niño está oficialmente de volta!

A mancha amarelada indica água quente na superfície do Pacífico (Fonte: Noaa - 2015)

Sim, ele voltou! O el niño surge agora em 2015 e foi confirmado pelas principais agências de análises climáticas do mundo, já que 2010 foi o último ciclo observado. Seus efeitos vão mudar o noticiário do Brasil nos próximos meses, principalmente com a forte intensidade medida neste início de ciclo.
Então, o que é o el niño?
É uma redução da velocidade dos ventos alísios sobre o Oceano Pacífico central (de leste para oeste) que faz a água quente da superfície oceânica predominar. Assim altera-se toda a circulação da água na região e, por consequência, a distribuição das chuvas e da temperatura durante o fenômeno. No Brasil, onde observamos secas históricas e frio congelante nas regiões sul e sudeste, veremos uma mudança radical com aumento nas temperaturas e chuvas nessas regiões, em especial no sul. No nordeste a seca vai se agravar, piorando a qualidade de vida das populações sertanejas.

(Fonte: INPE)
Enquanto vemos seca, racionamento e falta de água nos reservatórios sendo discutidos sem ações reais do poder público, esquecemos de cobrar outras obras preventivas contra enchentes e deslizamentos em áreas de risco como se nunca tivesse acontecido. Isso quer dizer que esquecemos ou lembramos de acordo com o momento e nada se faz, como um cão correndo inutilmente atrás do próprio rabo.

Fonte: O El Niño e Você - o fenômeno climático - Gilvan Sampaio de Oliveira 
Editora Transtec - São José dos Campos (SP), março de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário