Aprendendo e ensinando sempre!

Aprendendo e ensinando sempre!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pé na África - Origem do Projeto

Vista aérea da Escola Nilo Batista
Bom dia!
Hoje vamos conhecer um pouco do meu trabalho como educador na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, que completou 20 anos de existência em maio deste ano de 2015. Estou nela desde o ano de 2006 e desde que cheguei fiquei curioso com os alunos diferentes que lidava em outros locais onde já havia trabalhado. Foi quando descobri que a escola era quilombola, reconhecida pelo MEC justamente naquele mesmo ano...
Não podia ser melhor, pois em 2005 concluí a pós graduação latu sensu justamente em História da África, rapidamente pedi autorização à direção para criar um projeto sobre o assunto. Observei, pesquisei, perguntei muito e cheguei, com a ajuda dos colegas de profissão, óbvio, ao projeto Pé na África no ano de 2007.

Os principais objetivos deste projeto são: melhorar autoestima dos estudantes, combater o racismo, valorizar a história e cultura negra locais, aproximar a comunidade da escola e aplicar as leis 10.639/03 e 11.645/08. Ele acontece todos os anos e sempre conta com participação de toda a comunidade escolar.
Em 2015 o tema do projeto será "Eu nasci há 400 anos atrás" em homenagem aos 400 anos da fundação da cidade de Cabo Frio, contando sua história e belezas do ponto de vista dos moradores do 2º distrito do município - Tamoios - onde se localiza a unidade escolar. Pela importância do tema, o projeto será feito em conjunto com a Feira Literária da escola. Claro que o nome do nosso projeto foi tirado da música cantada por Raul Seixas "Eu nasci há dez mil anos atrás", esperando sucesso semelhante.
Desde já convido a todos a participar. Estamos nos preparativos e a culminância acontecerá no mês de outubro em data a ser confirmada. Fiquem de olho, pois assim que a informação existir, publicaremos. Até lá, assista o vídeo abaixo publicado no youtube que explica mais um pouco sobre a escola e sua identidade quilombola produzido pelas professoras Rosa Maria e Marcelle Ide como multiplicadoras tecnológicas e seus alunos em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário